Fonte: Information Week – 08/09/2011

O mercado exige uma relação cada vez mais próxima entre empresas e clientes. Muito mais criteriosos, os consumidores realizam uma minuciosa pesquisa e avaliação de custo-benefício na hora da compra; assim, as empresas encontraram no relacionamento uma maneira de diminuir a dissonância cognitiva presente nos processos de compra complexa, principalmente.

Uma das formas de estabelecer este contato é através das redes sociais. E segundo divulgação do site da Information Week, esta interação pode significar risco. Veja algumas fragilidades apontadas:

  • Compartilhamento de links: Um dos maiores riscos para um sistema corporativo é malware, facilmente espalhado por um link. Por mais cuidadosos que os usuários sejam (mais atentos aos e-mails, por exemplo), assumem um comportamento totalmente diferente em plataformas de redes sociais;
  • Engenharia Social: Quanto mais informações são divulgadas (perfil, fotos, fatos e datas), mais fácil a aproximação de hackers.
  • Vazamento de informações: O fácil acesso aos grupos de amigos e/ou seguidores propicia o mapeamento de uma lista de funcionários que trabalham em determinada empresa; e a partir de posts, informações de perfil e descrição de trabalho de um grupo de usuários é possível se chegar a informações importantes.
  • Riscos por associação: Mesmo que a empresa possua um ambiente de rede social seguro, pode comprometer sua imagem e/ou informações se parceiros próximos e associados não mantiverem o mesmo cuidado.

 

Mais informações: www.clm.com.br/solucoes.htm