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Empresas apostam cada vez mais em games para engajar e fidelizar clientes!

A semana passada, S√£o Paulo sediou o Campus Party Brasil – evento especializado em inova√ß√£o tecnol√≥gica e Internet. Um dos destaques destas inova√ß√Ķes, que se tornou tema nas mesas de debate √© a gamifica√ß√£o.

Este conceito considera que os games s√£o formas econ√īmicas e eficientes de engajamento e fideliza√ß√£o. Vanessa Nunes, colunista de tecnologia nos Jornais Zero Hora e A Not√≠cia, postou alguns exemplos bem sucedidos da implementa√ß√£o deste modelo de a√ß√£o de comunica√ß√£o.¬†Veja

Segundo dados da¬†ComScore de janeiro de 2012, a rede social brasileira dedicada somente a games Vostu (www.vostu.com) teve um crescimento no n√ļmero de visitantes √ļnicos de 1,12 milh√Ķes em 2010, para 4,9 milh√Ķes (338%) em 2011.

No site da IDG Now algumas dicas para entrar nesta nova onda da rede, que podem ser resumidas em:

  1. Encontre um objetivo comum: a din√Ęmica da empresa e de sua estrat√©gia precisa estar alinhada ao perfil do consumidor;
  2. Deixe as regras claras: pontuação e premiação devem ser claramente explicadas para estimular o jogo;
  3. Crie reconhecimento: √Č preciso consolidar o desempenho do participante com classifica√ß√Ķes;
  4. Não ignore a premiação: Este tipo de jogo não pode ser apenas um passatempo;
  5. Mantenha o ranking: Um jogo é sempre uma competição, não se esqueça!

Para medir os resultados que este tipo de ação podem gerar para a marca da sua empresa, é necessário montar ou contratar uma equipe de Digital Analytics.

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