Home | Blog

Blog

Como o FC Internazionale Milano inovou em tecnologia e alcançou mais engajamento da torcida com Soluções Lenovo

Ajudando fãs de futebol a se aproximar da ação dentro e fora de campo.
Como o FC Internazionale Milano usa o data center e a tecnologia de PCs da Lenovo para melhorar suas campanhas digitais, impulsionar a inovação, iniciativas de engajamento dos torcedores mais inteligentes e aprimorar as análises pós-jogo.

História
Fundado em 1908, o FC Internazionale Milano é um dos times de futebol de maior sucesso do mundo. Ao longo da sua história de 113 anos, o clube conquistou impressionantes 19 títulos da liga italiana, sete Copas da Itália, cinco Supercopas da Itália, três Copas da UEFA, duas Copas da Europa, uma Liga dos Campeões da UEFA, duas Copas Intercontinentais e uma Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

Além de contar com um grande apoio em toda a Itália, a base de torcedores do Inter estende-se por todo o mundo. Visando usar sua presença internacional para realizar mudanças positivas, o Inter apoia iniciativas educacionais voltadas para o futebol em mais de 29 países por meio do seu programa “Inter Campus”. Além disso, conforme o clube continua ampliando sua presença, o Inter está ansioso para proporcionar experiências memoráveis a mais torcedores e atrair mais pessoas para o jogo.

Desafio
O futebol é um dos esportes mais populares do planeta. De acordo com a FIFA, a Copa do Mundo de 2018 foi assistida por mais de 3,5 bilhões de pessoas. Para o Inter, um dos times mais famosos e com muitos torcedores, manter os níveis de entusiasmo e envolvimento dos torcedores nos dias dos jogos é uma prioridade durante todo o ano.

Lorenzo Antognoli, Diretor de Tecnologia do Inter, comenta:
“Nas últimas décadas, o número de torcedores que se envolvem com seus times de futebol favoritos, virtualmente, e utilizando seus dispositivos móveis disparou. Garantir que estejamos fornecendo conteúdo personalizado aos torcedores no momento certo e utilizando seus pontos de contato preferidos é essencial para inspirar a sua lealdade e aumentar nossa base de torcedores. E quando a Itália e muitos outros países implementaram lockdowns nacionais em resposta à pandemia da COVID-19, com muitos jogos de futebol sendo cancelados, intensificar o engajamento digital dos torcedores tornou-se o nosso foco principal”.

Com milhões de torcedores em todo o mundo, disponibilizar conteúdo digital personalizado para seus torcedores online e utilizando dispositivos móveis é uma tarefa extremamente sofisticada e que envolve uma grande quantidade de dados, exigindo recursos de TI poderosos.

Lorenzo Antognoli explica: “Assim como muitos outros times de futebol, estamos aprimorando nossos recursos tecnológicos nos últimos anos, não apenas para fornecer aos torcedores mais maneiras de interagir com o jogo, mas também para ajudar os jogadores a analisar e melhorar seu desempenho.

As duas atividades geram grandes quantidades de dados — temos 100 milhões de pontos de dados de GPS relacionados ao desempenho dos jogadores apenas na última temporada de futebol. Portanto, garantir que tenhamos uma infraestrutura de alto desempenho, escalável e confiável na base das nossas atividades é fundamental para impulsionar a inovação e transformar dados em insights oportunos”.

O Inter baseava-se em uma arquitetura de TI tradicional de três camadas para apoiar suas atividades há muitos anos. Embora essa abordagem permitisse ao clube manter suas operações diárias funcionando sem problemas, ela era complexa, cara e oferecia opções limitadas de inovação. Para dar o próximo passo na sua ambiciosa jornada de transformação digital, o clube decidiu modernizar a infraestrutura central que suporta suas operações.

Por que a Lenovo? Presença global, especialização local.
Para impulsionar a inovação e ajudar a aumentar o envolvimento dos torcedores, o Inter implementou uma nova solução de infraestrutura hiperconvergente (HCI) baseada nos produtos Lenovo ThinkAgile HX 3000 Series e Lenovo ThinkAgile HX 5000 Series. Lorenzo Antognoli afirma: “Decidimos trabalhar com a Lenovo porque ela é uma marca reconhecida internacionalmente com um longo histórico de atualizações de data center bem-sucedidas.

O fato de a Lenovo compartilhar nosso compromisso com o desempenho e a inovação também foi uma grande vantagem”. Para simplificar o gerenciamento dos sistemas de TI e otimizar recursos, a Inter trabalhou com a Lenovo para criar um ambiente totalmente definido por software baseado no Nutanix AHV e VMware vSphere.

Para fortalecer a continuidade dos negócios, a Lenovo ajudou o clube a estabelecer um ambiente de backup e recuperação de desastres construído no Lenovo ThinkSystem DM7000H Unified Hybrid Storage. A Inter Media House, responsável por criar experiências envolventes e conteúdo inspirador que melhoram o relacionamento dos torcedores com o clube, também usa as matrizes de armazenamento do Lenovo ThinkSystem DM7000H para armazenamento de alto desempenho de fotos e vídeos. “A Lenovo esforçou-se para entender nossas necessidades e projetar uma solução que oferece desempenho, confiabilidade e, principalmente, escalabilidade”, continua Lorenzo Antognoli.

“Saber que a Lenovo está disposta a nos apoiar em cada etapa da nossa jornada, conforme desenvolvemos nossas capacidades, nos dá a confiança de que manteremos nossa posição de liderança no futebol nos próximos anos”.

Atingindo novos objetivos.
Após ajudar o Inter a reformular suas operações de data center, a Lenovo trabalhou com o clube para ajudá-lo a aumentar a colaboração e a produtividade do staff. Ao munir as equipes com laptops ThinkPad da Lenovo e equipar as salas de reuniões com os ThinkSmart Hubs da Lenovo, o Inter conseguiu ajudar os funcionários a trabalhar com mais eficiência. “Com a última geração de laptops ThinkPad da Lenovo, todos na nossa organização, dos nossos analistas esportivos ao departamento financeiro, se beneficiam de um melhor desempenho”, comenta Lorenzo Antognoli.

“E com os ThinkSmart Hubs e os monitores ThinkVision da Lenovo nas nossas salas de reuniões, os funcionários no escritório podem se conectar de maneira rápida e fácil com colegas em campo ou nas instalações de treinamento com recursos de teleconferência de alta qualidade”.

Além de fornecer soluções poderosas ao Inter, a Lenovo está apoiando o clube como patrocinador oficial do seu uniforme.

Resultados
O Inter já observou melhorias de desempenho impressionantes desde a atualização da sua infraestrutura de TI com as soluções da Lenovo — ajudando o clube a ganhar muitos pontos no engajamento dos torcedores. Lorenzo Antognoli explica:

“Em média, o desempenho de processamento de dados aumentou 20%. Quando você considera que coletamos mais de 600 TB de dados a cada temporada apenas para a análise esportiva, as melhorias de desempenho em tamanha escala aumentarão drasticamente a quantidade de dados que podemos analisar”.

Apoiado pela tecnologia Lenovo, o Inter tem se concentrado na criação de campanhas digitais inovadoras, ajudando a atrair mais pessoas para o esporte. Usando laptops ThinkPad da Lenovo, os funcionários da Inter Media House têm tudo o que precisam para criar conteúdos atrativos. “Recentemente, realizamos uma campanha focada em trazer mais mulheres para o futebol e estamos satisfeitos em ver que aumentamos nossa base de torcedoras com sucesso como resultado desta campanha digital”, disse Lorenzo Antognoli.

“Com a tecnologia da Lenovo sustentando nossas atividades de engajamento digital, estamos muito mais bem preparados para desenvolver experiências digitais inovadoras, como passeios virtuais pelos nossos estádios, acesso a arquivos históricos e para disponibilizar conteúdo personalizado on-line e no aplicativo aos nossos torcedores”.

  • 20% de aumento de desempenho

  • Permite que o Inter processe mais dados, de maneira mais rápida

  • Oferece apoio a campanhas de engajamento digital inovadoras

  • Ajuda os funcionários a colaborar e trabalhar com mais eficiência

“Estamos ansiosos para desenvolver nossa parceria com a Lenovo conforme exploramos novas maneiras de melhorar a experiência dos torcedores e o desempenho dos jogadores com tecnologias de última geração”. Lorenzo Antognoli, Diretor de Tecnologia do FC, Internazionale Milano.

Quer saber mais como as soluções da Lenovo? Entre em contato com a CLM.

Fonte: Lenovo

CLM | Technology & Relationship | Value Added Distributor

Para mais informações ligue +55-11-2125-6250 ou envie um
email para clm@clm.com.br

Política de Privacidade CLM

 

Pin It on Pinterest