Home | Blog

Blog

O que é XDR (e Por Que as Empresas Precisam)?

No mundo da segurança cibernética, abundam siglas. De AV a EPPEDR e agora XDR, essas tecnologias em mudança refletem uma verdade sempre presente: os atores de ameaças cibernéticas continuam evoluindo, e os defensores precisam ficar um ou mais passos à frente. Juntamente com o cenário de ameaças em constante mudança, estão as inovações nas próprias operações comerciais. Passamos de um mundo limitado por um perímetro de rede gerenciável para uma infraestrutura distribuída e alimentada pela nuvem, com trabalho remoto e 5 bilhões de teleconferências mensais aumentando a complexidade de garantir a segurança comercial e operacional. Além de tudo isso, como qualquer CISO lhe dirá, o número de ataques cibernéticos, atacantes cibernéticos e conjunto de ferramentas ofensivas está aumentando.

As tecnologias de segurança do passado não foram construídas para lidar com a paisagem complexa e em rápida evolução de ameaças de hoje. A evidência disso é convincente: ataques crescentes de ransomware, juntamente com violações de dados e roubo de IP, equipes SOC tensas que lidam com fadiga de alerta e escassez de pessoal, e a proliferação de ataques que são bem-sucedidos, apesar da presença de ferramentas de segurança tradicionais.

É claro que precisamos de uma abordagem nova e mais holística para detecção e resposta, que não apenas abranja terminais tradicionais, mas também inclua o aumento da superfície de ataque, como rede e nuvem. Felizmente, esses são apenas alguns dos problemas que o XDR foi projetado para resolver. Neste post, explicaremos o que é XDR e como ele muda o jogo para capacitar as equipes de segurança corporativa e colocar os atores de ameaças no pé de trás.

O que é XDR?

XDR, Detecção e Resposta Estendida, é a evolução do EDR, Detecção e Resposta de Endpoint. O EDR, particularmente o ActiveEDR, trouxe visibilidade e resposta automatizada a terminais como laptops e estações de trabalho, mas a rede de hoje tem tantos outros pontos de dados que podem ser atravessados por atacantes no caminho para um compromisso bem-sucedido, de telefones celulares e dispositivos IoT a contêineres e aplicativos nativos da nuvem.

Às vezes referido como detecção e resposta “Cross-Layered” ou “Qualquer Fonte de Dados”, o XDR se estende além do ponto final para tomar decisões com base em dados de mais produtos e pode agir em toda a sua pilha agindo em e-mail, rede, identidade e muito mais.

Quais são os benefícios do XDR sobre o EDR?

O XDR substitui a segurança em silos e ajuda as organizações a enfrentar os desafios de segurança cibernética de um ponto de vista unificado. Com um único pool de dados brutos que compreende informações de todo o ecossistema, o XDR permite uma detecção e resposta a ameaças mais rápidas, profundas e eficazes do que o EDR, coletando e coletando dados de uma ampla gama de fontes.

O XDR fornece mais visibilidade e contexto sobre ameaças, incidentes que de outra forma não teriam sido abordados antes surgirão com um nível mais alto de conscientização, permitindo que as equipes de segurança remediam e reduzam qualquer impacto adicional e minimizem o escopo do ataque. Um ataque típico de ransomware atravessa a rede, cai em uma caixa de entrada de e-mail e, em seguida, ataca o ponto final. Abordar a segurança olhando para cada um deles de forma independente coloca as organizações em desvantagem. O XDR integra segurança para permitir, bloquear, remover acesso e muito mais, tudo aconteça por meio de regras personalizadas escritas pelo usuário ou por lógica incorporada ao mecanismo.

Com um único pool de dados brutos que compreende informações de todo o ecossistema, o XDR permite uma detecção e resposta a ameaças mais rápidas, profundas e eficazes do que o EDR, coletando e coletando dados de uma ampla gama de fontes.

Essa visibilidade abrangente leva a vários benefícios, incluindo:

  • maior capacidade de detectar ataques furtivos
  • tempo de permanência reduzido
  • maior velocidade de mitigação.

Além disso, graças à IA e automação, o XDR ajuda a reduzir a carga do trabalho manual em analistas de segurança. Uma solução XDR pode detectar proativa e rapidamente ameaças sofisticadas, aumentando a produtividade da equipe de segurança ou SOC, e retornar um enorme aumento no ROI para a organização.

Como o XDR é Diferente do SIEM?

Embora as ferramentas XDR e SIEM coletem dados de várias fontes, elas não têm quase nada mais em comum. Ao contrário de uma plataforma XDR, os SIEMs (como ferramentas EDR passivas) não têm capacidade de identificar tendências significativas, nem fornecem nenhuma habilidade automatizada de detecção ou resposta. Além disso, para serem úteis, os SIEMs exigem uma grande quantidade de investigação e análise manual.

Felizmente, se você investiu em ferramentas SIEM, elas não precisam ser redundantes pela sua plataforma XDR, pois podem alimentar diretamente o data lake da sua plataforma XDR, expondo todos esses dados brutos aos recursos de IA e aprendizado de máquina do XDR.

O que devo procurar em uma boa solução XDR?

A primeira chave para uma solução XDR eficaz é a integração. Ele precisa funcionar perfeitamente em toda a sua pilha de segurança, utilizando ferramentas nativas com APIs ricas. Em segundo lugar, é a extensão em que o motor oferece correlação, prevenção e correção entre pilhas prontas para uso. Terceiro é a capacidade de construir nesse mecanismo, permitindo que os usuários escrevam suas próprias regras personalizadas entre pilhas para detecção e resposta. Cuidado com soluções imaturas ou apressadas que podem não ser nada mais do que ferramentas antigas unidas. Seu XDR deve oferecer uma única plataforma que permita que você construa fácil e rapidamente uma visão abrangente de toda a empresa.

Em segundo lugar, a automação apoiada por IA avançada e algoritmos comprovados de Aprendizado de Máquina é essencial. Seu fornecedor tem uma rica história no desenvolvimento de modelos de IA de última geração, ou eles são conhecidos principalmente por tecnologias legadas, mas agora estão tentando mudar seus pontos?

Em terceiro lugar, quão fácil é sua solução XDR de aprender, manter, configurar e atualizar? Uma das principais vantagens que uma solução XDR forte traz aumenta a produtividade para sua equipe com detecção e resposta automatizadas. No entanto, você quer ter certeza de que não está simplesmente redirecionando o trabalho que sua equipe tem que fazer para gerenciar ou navegar por uma solução complicada.

Quais são os benefícios da plataforma XDR alimentada por singularidade e IA do SentinelOne?

A Plataforma XDR Alimentada por IA da SentinelOne traz todos os benefícios que você esperaria de uma solução completa: visibilidade profunda, detecção e resposta automatizadas, rica integração e simplicidade operacional. Com uma única base de código e modelo de implantação, Singularity é o primeiro XDR a incorporar IoT e CWPP em uma plataforma XDR.

Todos os dados de IoT são perfeitamente integrados ao Singularity para facilitar a caça a ameaças e o contexto nunca antes visto. Usando IA para monitorar e controlar o acesso a todos os dispositivos IoT, o Singularity XDR permite que as máquinas resolvam um problema que antes era impossível de resolver em escala.

A proteção da carga de trabalho de contêineres da Singularity é suportada em todas as principais plataformas Linux, cargas de trabalho físicas e virtuais, nativas da nuvem e contêineres Kubernetes. Ele fornece prevenção, detecção, resposta e caça a ameaças cibernéticas conhecidas e desconhecidas. Isso inclui arquivos maliciosos e ataques ao vivo em ambientes nativos da nuvem e em contêineres, oferecendo opções avançadas de resposta e correção autônoma em tempo real.

A segurança cibernética é frequentemente comparada a uma corrida armamentista entre atacantes e defensores, e essa corrida agora está se estendendo além da única camada do ponto final. À medida que as empresas adotam o trabalho remoto e a infraestrutura em nuvem, introduzindo uma superfície de ataque crescente, apenas uma plataforma integrada pode fornecer a visibilidade e as defesas automatizadas necessárias em todos os ativos. Ao combinar telemetria de terminais, redes e aplicativos, o XDR pode fornecer análises de segurança para vencer essa corrida por meio de detecção, triagem e resposta aprimoradas. Se você quiser saber mais sobre a Plataforma Singularity da SentinelOne, entre em contato conosco ou solicite uma demonstração.

CLM | Technology & Relationship | Value Added Distributor

Para mais informações ligue +55-11-2125-6250 ou envie um
email para clm@clm.com.br

Política de Privacidade CLM

 

Pin It on Pinterest