Home | Blog

Blog

Os Cinco Valores da Proteção de Dados Nativa da Nuvem

Se há uma palavra em TI que está sendo usada ao ponto de se tornar um clichê, é “nuvem”. Empresas de nuvem pública já existem há quase 20 anos e continuam a adquirir uma força significativa, especialmente nos últimos dez anos. Cada fornecedor de solução de TI local admite que a nuvem é um grande disruptor, pois quase todos os clientes desejam que suas aplicações essenciais para os negócios estejam prontos para a nuvem. O problema para os fornecedores de backup é que a maioria deles não foi projetada com a nuvem em primeiro lugar e simplesmente movem sua complexidade arquitetônica projetada localmente para uma nuvem pública de escolha e consideram que estão habilitados para. De nossa perspectiva, não há nada pior do que “obscurecer” uma definição ou, ainda pior, fazer uma tentativa intencional de enganar os clientes ao comercializar uma arquitetura de software desatualizada como nativa da nuvem.

Agora você pode se perguntar: o que é uma verdadeira solução de proteção de dados nativa da nuvem? Para a HYCU e a CLM, a resposta é simples. Ele deve ser projetado para a nuvem. Ele deve ser entregue da maneira como você executa outros aplicativos nativos da nuvem. Tem de ser implementado e fixado o preço ao cliente. Isso envolve cinco conceitos básicos:

1 – Oferta como serviço (as-a-service)

2 – Desenvolvido para a nuvem

3 – Arquitetura cloud-scale

4 – Preparado para nuvem híbrida

5 – Suporte proativo ao cliente

Vamos aprofundar cada um desses cinco conceitos básicos:

Oferta como serviço

Quando uma solução de proteção de dados é fornecida como um serviço, ela deve abolir qualquer forma de trabalho manual. Em outras palavras, a solução deve ser:

-Sem  trabalho de implementação e configuração;

-Sem  descoberta de novas e existentes VMs e aplicações;

-Sem manutenção ou atualizações;

Qualquer coisa diferente anularia o propósito de ser pronto para a nuvem e minimizaria o foco na simplicidade e automação.

 

Desenvolvido para nuvem

Quando uma solução de proteção de dados é projetada para um propósito, muito parecido com o conceito de dispositivos criados para esse fim, ela deve ser totalmente integrada e oferecer suporte à plataforma específica para a qual foi projetada, da melhor maneira possível. Isso significa que deve haver redundância mínima ou nenhuma e que deve complementar e agregar valor à plataforma de nuvem de sua escolha. Isso garante o melhor ROI da plataforma de nuvem de sua escolha, aproveitando cada funcionalidade. Em outras palavras, deve ser:

-Fornecido sem agente, livre de impacto e permitindo backups de alto desempenho usando snapshots nativos

-Para todos os usuários da nuvem, herdando permissões e multilocação e promovendo o autoatendimento

Qualquer outra coisa anula o valor da solução nativa da nuvem.

 

Arquitetura cloud-scale

Quando uma solução de proteção de dados pode ser implementada na mesma escala de qualquer aplicação pronta para nuvem, deve ser para hospedar cargas de trabalho na nuvem em escala ilimitada. Isso significa que a solução que protege essas cargas de trabalho deve ser capaz de aumentar, diminuir e em várias regiões dinamicamente. Ao contrário da maioria, senão de todas as soluções típicas de backup local, as soluções em escala de nuvem adotam uma abordagem prática para se dimensionar automaticamente com base no tamanho do ambiente que atendem.

Qualquer outra coisa anula o valor da escalabilidade da nuvem.

 

Preparado para nuvem híbrida

Quando uma solução de proteção de dados pode ser implementada em nuvens, não importa o quão profundo os clientes cheguem com sua adoção da nuvem, eles ainda precisam levar em consideração alguma forma de infraestrutura local, normalmente. Nesses casos, os clientes podem querer aproveitar os recursos da nuvem exclusivamente para fins de backup ou DR. Nesse caso, a solução deve ser capaz de fazer backup de cargas de trabalho no local para armazenamento em nuvem sem agente, com classificação automática por níveis. Além disso, neste caso de uso, a solução deve fornecer recursos de failover e failback suaves entre ambientes locais e em nuvem.

Qualquer outra coisa anula o propósito da nuvem híbrida.

 

Suporte proativo ao cliente

Quando uma solução de proteção de dados é nativa da nuvem, como a maioria das aplicações, significa saber que você está protegido e seguro. Os clientes que hospedam cargas de trabalho na nuvem sabem que estão abrindo mão de algum controle sobre seu ambiente. É importante que as soluções nativas da nuvem como um serviço sejam capazes de fornecer suporte proativo ao cliente 24 horas por dia. Isso significa suporte  que pode identificar e resolver problemas em muitos casos, mesmo antes de o cliente realmente ter conhecimento deles.

Qualquer outra coisa anula a experiência de suporte ao cliente nativa da nuvem.

 

Saiba mais: https://clm.com.br/fabricantes/hycu/

Fonte: https://blog.hycu.com/data-protection/the-five-values-of-cloud-native-data-protection

CLM | Technology & Relationship | Value Added Distributor

Para mais informações ligue +55-11-2125-6250 ou envie um
email para clm@clm.com.br

Política de Privacidade CLM

 

Pin It on Pinterest